top of page
Buscar

O grande sucesso de uma banda que NUNCA existiu

O Grande Sucesso da banda que NUNCA existiu e o que isso tem a ver com Criação de Conteúdo para que outros tenham sucesso. Ah, e com um bom briefing!


Se você tem mais de 30 anos, assim como eu, deve se lembrar do filme “The Wonders - O Sonho Não Acabou” - de 1996, escrito e dirigido pelo Tom Hanks. E caso você não saiba, a banda do filme nunca existiu. 🤯




O nome original do filme é "That Thing You Do", justamente o nome da música principal da banda.


Eu hoje passei a manhã toda cantarolando esse grande sucesso. O mais legal é que eu já sabia há muitos anos que a banda é fictícia. Porém, só hoje foquei na história dela. Afinal, muitos artistas criaram as músicas da ótima trilha sonora do filme.


Então, valia uma pesquisa:


🎶 "That Thing You" Do venceu mais de 300 concorrentes em um concurso!

📀 Cegou ao Top 40 da Billboard nos EUA.

🌍 Ficou no top 50 da Billboard em mais de 10 países.

🏆 Indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original.


O compositor dela é Adam Schlesinger, à época baixista de uma banda chamada Fountains of Wayne. Ele criou a música para o concurso, apenas como um exercício criativo. Deu certo!


Você poderia falar: “Ah, mas aí dá para traçar paralelo com qualquer composição e qualquer compositor. Nada de novo”.


Eu até concordo. Eu amo compor, faço isso desde os 10 anos, mas para mim, esse caso se aproxima muito mais de um trabalho publicitário ou de um Ghostwriting do que de uma obra de um compositor.


Existia um briefing muito claro e bem feito já pensado para a produção: deveria ser uma música chiclete, dançante e com cara de hit dos anos 60. Só que a música foi tão perfeita que rebatizou o projeto todo.


O autor da música recebeu muitos prêmios e reconhecimento, mas o maior ganho em branding é incontestavelmente dos produtores e atores do filme que está perto de completar 30 anos de produção.


Aqui está o meu link com a escrita do dia a dia ou o Ghostwriting: é preciso ter muita coragem para entregar uma obra-prima na mão de outra pessoa ou marca, já vi Redatores sofrendo muito por isso.


Mas também é preciso que o cliente apoie a ideia. Esse case tem tudo: sorte, talento, timming, acaso e, principalmente, competência.



Espero que tenha se divertido com o texto e que você fique cantarolando "That Thing You Do" o dia todo.


Se você acredita que esse tipo de pensamento, que mistura um filme dos anos 90, os sucessos da Billboard e uma exploração sobre a qualidade do trabalho de quem escreve para você, está alinhado ao que busca para a sua marca, vamos bater um papo e criar algo novo para conversar com seus clientes.

 
 
 

Comments


© 2023 por RQZ Conteúdo. Criado com Wix.com

bottom of page